Proença-a-Nova – Livro do Prémio Literário Pedro da Fonseca apresentado em dia de aniversário da Biblioteca

O livro com os textos vencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca vai ser apresentado no próximo sábado, dia 29 de abril, às 16h00, coincidindo com o 28º aniversário da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova. Dedicado ao tema da resina, e com edição da Alma Azul, o livro contém os textos de Joana Guedes, “À Vida e À Morte”, que venceu na categoria de conto; de Luís Aguiar, “O Sabor do Sol e da Resina”, vencedor na categoria de poesia; e ainda as menções honrosas de Nuno de Sousa, “O Ciclo” (categoria de conto); e de João Rasteiro, “Resina” (poesia). À semelhança das anteriores edições, as ilustrações do livro são da responsabilidade de Catarina Alves. Na quarta edição deste concurso literário, o júri foi composto por António Borges, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas; Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul; Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias; Isabel Bessa Garcia, em representação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova; e também pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.

Paralelamente a esta apresentação do livro, e para assinalar os 28 anos da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, o Município promove, em conjunto com a Alma Azul, o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda. Estas sessões literárias vão percorrer os polos da Biblioteca de Atalaias (no dia 27 de abril, às 14h30), Sobreira Formosa e Montes da Senhora (dia 28, respetivamente às 16h00 e às 18h00). Também a Bibliomóvel vai levar esta iniciativa no seu percurso no dia 27 de abril durante a manhã. Estas sessões de divulgação da Língua Portuguesa são feitas através dos autores Eugénio de Andrade, Natália Correia e Eduardo Lourenço, os três nascidos em 1923, numa celebração do centenário do seu nascimento. Haverá ainda a partilha da “Declaração de Amor à Língua Portuguesa”, escrita pela brasileira (nascida na Ucrânia) Clarice Lispector.

Todas estas iniciativas têm entrada livre e os participantes recebem o livro “A Língua Toda”, no caso das sessões literárias, e o da quarta edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, no caso da sessão de apresentação do dia 29 de abril.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close