Proença-a-Nova – Malhadal e Fróia renovam galardão de praias com água Qualidade de Ouro

As praias fluviais do Malhadal e da Fróia renovaram em 2023 o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro”, de acordo com Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, responsável por esta classificação e que esclarece que este galardão distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. No caso da Fróia, este é o 10º ano consecutivo em que a qualidade da água é destacada; já o Malhadal, depois de ter sido distinguido em anos anteriores, este é o segundo ano consecutivo em que hasteia a bandeira da Qualidade de Ouro.

No concelho de Proença-a-Nova, a época balnear começa no dia 1 de julho, prolongando-se até 11 de setembro nas praias fluviais de Aldeia Ruiva, Malhadal e Fróia, nas zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e ainda nas piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval, sendo esta a principal época de turismo na região, com estes locais a registarem uma elevada procura. Depois de um mês de abril quente e de um mês de maio que apresenta previsão de chuva até ao final do mês, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, registou, no final de abril “um aumento significativo da área em seca meteorológica, que já abrange quase todo o território, assim como da sua intensidade”, o que poderá resultar em pressão hídrica durante a época balnear.

De acordo com a associação ambiental, “na época balnear 2023, a Quercus atribui o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 394 praias nacionais, menos 46 do que em 2022. Das 394 praias galardoadas, 328 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste [onde a Quercus incluiu as praias fluviais de Proença-a-Nova] é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98)”.

Outros artigos

Deixe um comentário

Back to top button
Close
Close