Programa “Conversa de Avós” mobilizou mais de meio milhar de seniores em 30 aldeias do concelho
De março a julho deste ano, foram realizadas 53 sessões em 31 aldeias do concelho de Pampilhosa da Serra, no âmbito do programa “Conversas de Avós” dinamizado pelo Município. Atividades de estimulação cognitiva e artes manuais foram as duas vertentes lúdico-educativas que mobilizaram cerca de 550 participantes não institucionalizados com mais de 55 anos, depois de um período em que foram envolvidas as Juntas de Freguesia com o objetivo de aferir as aldeias abrangidas com as dinâmicas de grupo, e dinamizadas sessões de auscultação para perceber as preferências e interesses dos seniores.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, explicou que este “é um programa de intervenção social que pretende retardar a institucionalização da população sénior, mas sobretudo criar momento de convívio, amizade e entreajuda entre os seniores de todo o concelho”.
O “Conversas de Avós” foi implementado em 2012 e desde então os participantes já realizaram inúmeras atividades como “ginástica, informática, danças e cantares, passeios, idas ao teatro ou à biblioteca, aulas de alfabetização, entre muitas outras”, expressou Alexandra Tomé, acrescentando que é este “é um programa dinâmico cuja pedra de toque é sempre a vontade e os gostos dos nossos seniores”.
Em junho de 2023, devido à conclusão dos projetos comunitários que estavam a ser implementados no concelho, o Município decidiu reforçar a resposta do programa “Conversa de Avós”, numa perspetiva de melhorar a qualidade de vida dos idosos através da ocupação saudável dos seus tempos livres, diminuindo o isolamento social.
Recorde-se que em 2017, o programa levou o Município de Pampilhosa da Serra ao 1º lugar do prémio “Melhor Município para Viver” (domínio social), atribuído pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC).
No próximo mês de setembro está prevista a retoma do programa com um novo ciclo de sessões.