Agenda Cultural – Município de Góis (27 novembro a 3 de dezembro)
O Projeto @GIR, promovido pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal, teve o seu início no Município de Góis, a 16 de setembro. Este projeto tem como objetivos:
➡ Apoiar todos os empresários e demais entidades (públicas e privadas) do Concelho;
➡ Contribuir para a inovação no setor de atividade de cada empresa;
➡ Colaborar na prospeção e apoio em matéria de financiamento comunitário;
➡ Reforçar a competitividade da economia local e regional;
➡ Qualificar o tecido empresarial;
➡ Contribuir para o reforço da competitividade da economia local e regional.
Após um interregno de dois meses, o @GIR Góis, irá retomar as visitas/reuniões de trabalho, com a periodicidade mensal, às entidades e/ou empresas do Concelho, com o objetivo de identificar os desafios do território, bem como colaborar e contribuir para o desenvolvimento das Entidades e apoiar na elaboração de Candidaturas.
A Equipa do @GIR está ainda disponível para agendamento de reuniões online e/ou presencial, conforme as necessidades das Entidades.
Para mais informações e/ou marcações em: E. raquel.mendes@cm-gois.pt / daniel.ferreira@ipc.pt / gic@ipc.pt | T. 239 470 300
Exposição de Pintura “Saudade da Natureza Selvagem”, de Pintura de Paula Swenson
Casa da Cultura de Góis [Foyer]
[Patente ao público de 01 a 31 de dezembro]
Inauguração a 01 de dezembro – 18h00
Sinopse
A natureza é minha inspiração constante. Eu tento capturar momentos e estados de espírito que conectam o espectador com a natureza. Adoro especialmente os tempos do crepúsculo, amanhecer e anoitecer, cheios de cor, luz e sombra. A série Ghost Forest (em andamento) chama a atenção para a perda catastrófica de terras florestais em todo o mundo. Espero que meus retratos do outro além dos seres humanos estimulem a curiosidade, a comunicação e uma compreensão mais profunda de nossos parceiros insubstituíveis na teia da vida que nos mantém vivos.
Biografia da artista
Paula Swenson está envolvida na criação artística e na realização de ateliers de arte, centrando-se na compaixão pelo ambiente.O seu trabalho artístico cria pontes de ligação entre as pessoas e o meio natural, sendo que a artista encara a criatividade como uma forma de compreensão e expressão da interdependência existente entre todos os seres vivos.
Tendo crescido rodeada por florestas, campos, lagos e riachos, Paula aprendeu a amar e proteger os locais e criaturas selvagens enquanto aprendia, também, a andar, falar e desenhar. A natureza constitui, assim, uma fonte de inspiração permanente.
A curiosidade e sentido de exploração são chaves essenciais para a obtenção de um mundo mais criativo. Paula é apaixonada por reavivar a criatividade adormecida e promover um pensamento mais criativo. Acredita que a arte nos encoraja a observar mais cuidadosamente o mundo que nos rodeia, permitindo-nos assimilá-lo mais profundamente.
Durante aproximadamente duas décadas, Paula trabalhou nos Estados Unidos como artista residente de instituições de apoio às artes, nomeadamente a National Endowment for the Arts, a Washington State Arts Commission, e a King County Arts Commission, trabalhando com públicos diversos em escolas, prisões, Hospitais de Veteranos e programas dirigidos a comunidades específicas. Projetou cenários e guarda-roupa para apresentações teatrais e espetáculos de dança; projetou e supervisionou a pintura de murais comunitários; e ilustrou livros.
Nos últimos vinte anos Paula viajou, ensinou e continuou a sua produção artística em nove países, aprendendo, simultaneamente, sobre e com as diferentes culturas em que esteve imersa. Atualmente vive em Vila Nova do Ceira.
Concerto CoJE & Chuck Wansley – Journey into Jazz
Concerto de Abertura da Programação Cultural “Retratos de Natal”
21h30 | Auditório da Casa da Cultura de Góis
Sinopse
Todos os anos, durante a quadra natalícia, as rádios, as televisões, as ruas das cidades, os centros comerciais e os demais locais, enchem-se de luz e cor, acalentando os nossos olhos e inundando os nossos ouvidos com melodias inesquecíveis, que ajudam a aconchegar as nossas almas, preparando-nos para o momento alto e singular de encontro com a família.
Foi com este cenário em mente, que o Coimbra Jazz Ensemble e o cantor norte americano Chuck Wansley, prepararam um concerto memorável, convidando o estimado público a viajar por alguns dos mais emblemáticos clássicos de Natal, celebrizados pelas icónicas vozes de Bing Crosby, Nat “King” Cole, Frank Sinatra, entre muitos outros.
Será um concerto para toda a família a não perder, repleto de nostalgia e energia vibrante de uma Big Band, ornamentada por uma doce secção cordas.
Ficha Técnica:
Voz – Chuck Wansley
Violinos – Pedro Santos, André Godinho, Eduardo Henriques e José Moura
Viola – Daniel Chichorro
Violoncelo – Lydia Pinho
Saxofones – Rodrigo Neves, Igor Cavaz, Guilherme Fradinho, João Silva e Bernardo Mateus
Trombones – Andreia Santos, João Sêco, José Rui Sampaio e Pedro Santos
Trompetes: Nuno Ribeiro, Adriano Franco, João Serrano e Daniel Tapadinhas
Piano – Vicente Pechorro
Vibrafone – Ismael Silva
Contrabaixo – João Cação
Bateria e Direção Artística – Rui Lúcio
OBS: Lotação limitada à capacidade da sala. Adquira já o seu bilhete no Posto de Turismo Municipal [Praça da República, 3330-310 Góis].