Pampilhosa da Serra – Comunidade mobilizada para registo de propriedades e transformação da paisagem

Nos dias 16 e 17 de junho, perto de 300 proprietários de terrenos localizados na AIGP da Travessa, responderam à chamada da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra que dinamizou 3 ações de esclarecimento e mobilização para o registo simplificado das propriedades através da georreferenciação, essencial para o prosseguimento da elaboração da Operação Integrada de Gestão da Paisagem.

Em ambiente “participado e interventivo”, as sessões realizaram-se em Portela do Fojo, na vila de Pampilhosa da Serra e na Casa do Concelho, em Lisboa, sentindo-se em todas elas uma “genuína vontade de adesão”, sendo que “toda a gente está consciente e motivada para o desafio” e “a grande preocupação é estar em condições de aderir”, notou Rui Simão, Vereador da Câmara Municipal.

Em causa, recorde-se, está o processo de Operação Integrada de Gestão da Paisagem no qual o Município “não quer se apenas promotor, mas também parte ativa”. “A vinha é uma forma de introduzir uma cultura produtiva e chamar a nós responsabilidade para a transformação da paisagem”, disse Rui Simão, acrescentando que o objetivo é criar um mosaico florestal mais “resiliente, produtivo, compartimentado, ecologicamente viável e sobre o qual se possa introduzir a gestão integrada em toda a área”.

Além da vinha, vão aumentar as espécies folhosas e resinosas, as áreas afetas à agricultura, e vão reduzir as áreas de eucalipto onde ele não é produtivo, com uma gestão que ficará a cargo da entidade gestora – FLORESTGAL – em conjunto os proprietários.

Os proprietários que aderirem à OIGP da Travessa, beneficiarão de financiamento do PRR a 100% para as ações de reconversão da paisagem, com apoios a 20 anos. Para o efeito é imprescindível o processo de georreferenciação (RGG) – gratuito – dos respetivos prédios, através do BUPi (Balcão Único do Prédio), levando ao conhecimento dos proprietários e da respetiva localização das parcelas, e à consequente melhoria da gestão.

Em cada uma das sessões, dinamizadas em parceria com a Entidade Gestora FLORESTGAL, as Juntas de Freguesia de Pampilhosa da Serra e Portela do Fojo-Machio e a Casa do Concelho, foi apresentado um primeiro modelo de paisagem que reduz os escalões de risco de incêndio, sendo um ponto de partida que ainda será analisado com os proprietários e que conduzirá ao modelo final.

Para fazer o registo simplificado dos terrenos basta dirigir-se ao Balção único do Prédio (BUPi) do Município.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close